Publicado em: 22/06/2018

Depois da reforma ou da construção, um dos últimos passos é a pintura dos ambientes. Mas existem alguns aspectos que devem ser levados em conta que vão além da escolha das cores. Neste caso, saber quais tipos de tintas são mais indicados para cada ambiente ajuda na durabilidade do produto e na qualidade da pintura.

Por isso, trouxemos uma relação de tintas existentes no mercado e quais os ambientes mais indicados para cada uma delas.



Látex PVA

Esta é uma das tintas mais utilizadas, é solúvel em água e possui secagem rápida. É indicada para áreas internas e secas da casa, como tetos e paredes de salas e quartos, pois não é muito resistente às ações do sol, do tempo e da lavagem, por isso sua limpeza deve ser feita com um pano úmido.

A tinta Látex PVA é encontrada apenas com o acabamento fosco, devido a sua resina não permitir variação de brilho.




Acrílica

Também solúvel em água e com secagem rápida, esta tinta possui resinas acrílicas em sua composição, o que proporciona características impermeáveis, diferenciando-a da tinta látex. 

Além disso, existem três tipos de tinta acrílica:

·       Fosco – menos resistente à limpeza;

·       Semibrilho – possui um pouco de brilho, por isso, destaca mais as imperfeições da superfície, mas é mais resistente à limpeza;

·       Acetinado – possui um aspecto mais fino, com brilho, e é mais resistente à limpeza.

Por sua característica impermeável, é muito eficaz para pinturas em ambientes úmidos – como banheiros, lavabos e cozinhas –, pois possui alta resistência à limpeza.




Esmalte Sintético

Indicadas para superfícies de madeira e metal, esta tinta conta com acabamentos brilhante, fosco e acetinado, dando a sensação de que existe uma película sobre a superfície. Contudo, essa tinta não é indicada para aplicação em paredes, pois podem surgir bolhas e, consequentemente, o descascamento.

Por ser feita à base de solventes, a tinta esmalte tem como característica odor forte e secagem demorada – apesar de já haver no mercado a tinta esmalte produzida à base de água, resultando em um produto com baixo odor e secagem rápida.




Epóxi

A tinta epóxi é sintética e solúvel em água, mas ela precisa de solventes específicos, por isso, precisa de mão de obra especializada para ser aplicada.

Pelo fato de ser fabricada à base de resina, apresenta alta resistência à limpeza pesada, a produtos químicos e à umidade. Assim, é ideal para aplicações em locais úmidos, como boxes, banheiros e cozinhas – pisos e paredes –, além de piscinas e caixas d’água.





Verniz

A tinta verniz funciona como um filme sólido e transparente que protege a superfície contra a ação do tempo, do sol e da chuva.  É ideal para madeiras de ambientes externos.



Agora que você já sabe qual a tinta ideal para cada ambiente da sua casa é só dar uma passadinha na Constru&Cia mais próxima de você e escolher a sua cor preferida: http://www.redeconstruecia.com/#localizacao

Qual tipo de tinta é ideal para cada ambiente?