Publicado em: 27/09/2018

A iluminação pode mudar completamente o ambiente, deixando-o mais funcional e harmonioso.

 

A iluminação pode transformar cada ambiente da sua casa, basta aplicar a luz que mais se adequa às suas necessidades. Mas para algumas pessoas, saber escolher a iluminação ideal pode ser um problema, justamente por não conhecer os aspectos técnicos necessários na hora da compra.

Por isso, criamos um guia que vai te ajudar a entender melhor como a iluminação pode compor o ambiente e valorizá-lo ainda mais sem perder a funcionalidade necessária que cômodo da casa exige.

 

Tonalidades das Cores

Antes de começarmos, é importante saber que existem vários tipos de luz: a luz branca fria, branca quente e branca neutra. Basicamente, a luz branca fria propicia um ambiente mais claro, propício para áreas de trabalhos manuais; já a luz quente proporciona um espaço mais aconchegante e relaxante; e a neutra, tem um papel intermediário entre clarear o ambiente e proporcionar relaxamento.

Para facilitar, existe uma escala que classifica a tonalidade da cor emitida pelas lâmpadas, a qual é representada pela unidade de medida em Kelvin (K).


Luz Branca Fria: essa tonalidade varia entre 6000 e 6500 K, possui um tom branco azulado. Essa luz é indicada para ambientes de trabalho, como cozinha, área de serviço, banheiro, escritório, consultório e comércio em geral.


Luz Branca Neutra: também chamada de natural, esta é uma tonalidade intermediária, com tonalidade branca levemente amarelada. Ela abrange a faixa de 4000 a 4500 k.


Luz Branca Quente: ideal para ambientes como quarto, sala de estar e de jantar, possui temperatura que abrange a faixa de 3000 a 3500 K. Seu tom mais amarelado, deixa os ambientes mais aconchegantes, por isso, essa luz é muito usada em lojas de roupa, bares, pubs, hotéis e outros lugares que proporcionem sensação de relaxamento.

 

Para colocarmos em prática o conhecimento sobre luzes, vejamos cada ambiente separadamente.

 



Sala de Estar, de Jantar e Quartos

Esses ambientes tem a função de proporcionar aconchego e relaxamento, por isso exigem luz branca quente.

No entanto, é possível misturar tonalidades na sala de estar e de jantar, por exemplo, deixando como luz principal uma luz fria ou neutra e acrescentar detalhes com luzes quentes.


 

 

Cozinha, Banheiros e Áreas de Serviço

Esses ambientes, exigem uma iluminação mais fria, devido à funcionalidade exigida nesses locais, como manipulação de alimentos e trabalhos manuais que exigem atenção.



 


Quer saber mais sobre como compor a luz ideal em seus ambientes? Passe em uma de nossas lojas e confira nossas ophttp://www.redeconstruecia.com/#localizacao

Como aplicar a iluminação ideal para cada ambiente